Orquestra sinfônica e neurocirurgia?

Anúncios
Momento da separação das gêmeas craniópagas 27/10/20218

A Orquestra Sinfônica é sem dúvida uma das maravilhas da humanidade. Na Orquestra Sinfônica mora a perfeição do equilíbrio dos instrumentos ocidentais. Todos acústicos! E tão bem relacionados! A sincronização dos instrumentos nos traz uma imensa felicidade.

A neurocirurgia é uma arte, associando a técnica cirúrgica, o raciocínio clínico, o planejamento radiológico e a execução do ato. A cirurgia não se inicia ao incisar a pele, mas muito tempo antes, em cada detalhe que deve ser analisado.
O nosso palco é o centro cirúrgico, nossos instrumentos cirúrgicos desfilam diferentes materiais, desde o mais duro e robusto aos mais delicados instrumentos que devem tocar com delicadeza cada estrutura. Os nossos músicos são todos que trabalham para que tudo funcione de forma sincronizada e perfeita. O foco cirúrgico nos ilumina a cada instante. O maestro neurocirurgião deve saber conduzir a “sinfonia” da melhor forma. Não temos plateia, enquanto a sinfonia acontece nosso paciente permanece num sono profundo.
Nossa sinfonia é silenciosa.

Publicado por Dr. Ricardo Santos de Oliveira

Professor Livre Docente Departamento de Cirurgia e Anatomia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Professor colaborador da FMRP-USP. Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1994), Doutorado em Medicina (Clínica Cirúrgica) pela Universidade de São Paulo (2001), Pós-doutorado no Hôpital Necker-Enfants Malades (Université Rene Descartes) 2001-2002, Pós-Doutorado FMRP-USP 2003-2004 (glicobiologia dos tumores cerebrais). Orientador pleno programa de pós graduação do Departamento de Cirurgia e Anatomia - FMRP-USP Atualmente é médico assistente da Divisão de Neurocirurgia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e docente credenciado do Depto. Cirurgia e Anatomia (Pós-graduação). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurocirurgia Pediátrica e Neuroncologia atuando principalmente nos seguintes linhas de pesquisa: Neoplasia cerebrais sólidas da infância, glicobiologia de tumores cerebrais pediátricos, trauma e neuroncologia.

Deixe uma respostaCancelar resposta