Mensagem de agradecimento

Anúncios

Gestão Sociedade Brasileira de Neurocirurgia Pediátrica – SBNPed 2019-2021

No dia 07 de junho de 2019, durante o Congresso Brasileiro de Neurocirurgia Pediátrica assumimos oficialmente a Diretoria da SBNPed. 

Estudar modelos de gestão, cuidar do planejamento e organizar as estruturas foram os passos iniciais.

Desde então, vários processos internos foram implementados e uma alternativa ao modelo pré-existente foi implementado e executado. Velejar em águas calmas não seria o objetivo dessa Diretoria. Ajustar as velas, superar os obstáculos e almejar desafios constantes foram nosso caminho.

Entre junho e dezembro de 2019, foram realizadas medidas que possibilitaram a organização administrativa da SBNPed dos pontos de vista fiscal, jurídico, interno e contábil. Sem estas medidas absolutamente necessárias não teríamos atingido o nível atual. 

Em paralelo, as inéditas reuniões científicas “Consenso sobre Chiari I”, na cidade de Londrina em agosto de 2019 e uma Jornada de cirurgia craniofacial, unindo as sociedades de Neurocirurgia Pediátrica e Cirurgia Craniomaxilofacial foram realizadas e tiveram êxito reconhecido.

Em setembro de 2019, em outra iniciativa ímpar e corajosa lançávamos o primeiro volume da revista “Archives of Pediatric Neurosurgery”, iniciando assim, um projeto ousado da SBNPed, a implementação de uma revista científica on-line.

O ano de 2020 surgia com vários eventos em rota, contudo no dia 11 de março a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou pandemia em decorrência de um novo tipo de Coronavírus (Sars-Covid19). O mundo não seria mais o mesmo!

Desde então, vários países, incluindo o Brasil, tentam atravessar este período triste da história da humanidade, ultrapassando a marca de 270 milhões de infectados e mais de 5 milhões de óbitos em todo o mundo, até o momento. 

Em nenhum momento, a pandemia foi motivo para travar o avanço da sociedade.

“Na crise, crie…”

Apesar do contexto complicado e das perdas de colegas, a SBNPed procurou se reinventar e criar novos caminhos. A utilização da plataforma digital possibilitou que pudéssemos iniciar um programa de aulas, mesclando temas consagrados com assuntos gerais.

As reuniões on-line puderam levar a nossa Sociedade para os mais distantes lugares do Brasil e também para alguns países da América Latina. Todo o conteúdo está disponível para acesso no canal da SBNPed no Youtube.

A parceria com as ligas acadêmicas foi fundamental, aproximando a SBNPed do meio acadêmico, aumentando nossa visibilidade, mas sobretudo cumprindo um importante papel de intercâmbio de conhecimentos entre várias gerações de neurocirurgiões e de possíveis futuros colegas. A aproximação com as ligas deixou o “Projeto Se Liga no Cinto!” em evidência, através de aulas e atividades dos acadêmicos de Medicina em diferentes cidades do Brasil. Uma ação social pioneira e relevante da SBNPed.

Honrosamente, a revista científica da SBNPed (Archives of Pediatric Neurosurgery – APN) completou dois anos em setembro de 2021. Os Archives of Pediatric Neurosurgery  foram reconhecidos pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia com o ISSN (2675-3626).

Desde a sua fundação em 2019, os APN completaram 7 edições completas com mais de 80 artigos publicados, após revisão pelos pares.

Bases indexadoras foram sendo incorporadas como a BASE, REDIB, CROSSREF e DIMENSIONS, além da base GOOGLE SCHOLAR.

Recentemente, nosso periódico foi indexado também na importante base internacional o DOAJ. Um reconhecimento ao mérito, após um árduo trabalho, implementando medidas na revista científica.

Apesar do momento econômico delicado, conseguimos contratos de patrocínios e ajuste nas despesas, aumentando assim em 10 vezes o patrimônio financeiro da SBNPed!

Em julho de 2020, conseguimos atingir a primeira página do Google, tanto nos sites da SBNPed quanto na dos Archives of Pediatric Neurosurgery. Um estudo minucioso sobre o algoritmo do Google possibilitou-nos alcançar esta meta, sem dispender recursos financeiros com anúncios ou com contratação de SEO.

A partir de outubro de 2020, criamos os simpósios temáticos. Com o sucesso obtido com o primeiro simpósio de neuroendoscopia organizamos outros simpósios: SBNPed Hydrocephalus (27 de março de 2021), SBNPed Trauma 2021 (29 de maio de 2021), SBNPed/AASPN Neurooncology 2021 (12/06/2021) e SBNPed Grand Round (23/10/2021). Os simpósios temáticos mantiveram a SBNPed  com representatividade em níveis nacional e internacional, além de proporcionar conhecimento científico aos associados e vários participantes que assistiram aos eventos. 

Em 2021, A SBNPed lançou o protocolos e recomendações em neurocirurgia pediátrica, tendo como editores os Drs. Matheus Ballestero e Dr. Ricardo Santos de Oliveira. Num formato inovador e prático vários assuntos foram publicados regularmente e estão no site da SBNPed para consulta. Tivemos também a colaboração de sócios da SBNPed na elaboração de alguns temas.

Desde a assembleia realizada em junho de 2019, houve um crescimento significativo no número de pedidos de filiações na SBNPed, caminhando para quase 200 membros! Uma enorme conquista da SBNPed.

Em todo o período, a Diretoria da SBNPed esteve colaborando com a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, através do Departamento de Pediatria da SBN. Houve várias reuniões promovidas pela SBN com participação ativa do Departamento de Pediatria. 

Liderar é tarefa que exige dedicação e comprometimento pessoal. Aproveitar a maturidade para trazer modernidade é tarefa que exige coragem. Ampliar uma rede e enfrentar adversidades na realização de sonhos é tarefa que exige perseverança. Concluímos esta etapa na SBNPed com a certeza de que podemos continuar a subir degrau a degrau e fortalecer a sociedade nos âmbitos nacional e internacional.

Agradecemos a todos os membros da SBNPed que atuaram em comissões e também àqueles que ajudaram a implementar as mudanças. Nosso agradecimento especial aos colaboradores da Dableo, contabilidade e jurídico pilares fundamentais no crescimento da SBNPed.

            A maior recompensa é olhar para trás, ver os resultados e reconhecer: valeu a pena cada minuto dedicado…

            Desejamos um ótimo Final de Ano a todos !

Ricardo Santos de Oliveira

Diretor Presidente SBNPed 2019-2021

Publicado por Dr. Ricardo Santos de Oliveira

Professor Livre Docente Departamento de Cirurgia e Anatomia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1994), Doutorado em Medicina (Clínica Cirúrgica) pela Universidade de São Paulo (2001), Pós-doutorado no Hôpital Necker-Enfants Malades (Université Rene Descartes) 2001-2002, Pós-Doutorado FMRP-USP 2003-2004 (glicobiologia dos tumores cerebrais). Orientador pleno programa de pós graduação do Departamento de Cirurgia e Anatomia - FMRP-USP Atualmente é médico assistente da Divisão de Neurocirurgia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e docente credenciado do Depto. Cirurgia e Anatomia (Pós-graduação). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurocirurgia Pediátrica e Neuroncologia atuando principalmente nos seguintes linhas de pesquisa: Neoplasia cerebrais sólidas da infância, glicobiologia de tumores cerebrais pediátricos, trauma e neuroncologia.

Deixe uma resposta Cancelar resposta