Você sabe o que é afasia? Aposentadoria do ator Bruce Willis e do cartunista Angeli.

Anúncios

https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/entenda-o-que-e-afasia-condicao-diagnosticada-no-ator-bruce-willis.phtml

 A afasia progressiva primária é uma síndrome neurodegenerativa rara que faz parte do grupo das doenças chamadas de demências e acomete a parte frontotemporal do cérebro. O quadro é considerado mais agressivo que o Alzheimer.

A condição é diferente do quadro de afasia – nome dado a qualquer alteração cerebral que cause dificuldade de linguagem – com o qual o ator Bruce Willis foi diagnosticado, que pode aparecer em decorrência de outros problemas, como AVC (acidente vascular cerebral), tumor no cérebro ou queda.

Publicado por Dr. Ricardo Santos de Oliveira

Professor Livre Docente Departamento de Cirurgia e Anatomia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Professor colaborador da FMRP-USP. Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1994), Doutorado em Medicina (Clínica Cirúrgica) pela Universidade de São Paulo (2001), Pós-doutorado no Hôpital Necker-Enfants Malades (Université Rene Descartes) 2001-2002, Pós-Doutorado FMRP-USP 2003-2004 (glicobiologia dos tumores cerebrais). Orientador pleno programa de pós graduação do Departamento de Cirurgia e Anatomia - FMRP-USP Atualmente é médico assistente da Divisão de Neurocirurgia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e docente credenciado do Depto. Cirurgia e Anatomia (Pós-graduação). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurocirurgia Pediátrica e Neuroncologia atuando principalmente nos seguintes linhas de pesquisa: Neoplasia cerebrais sólidas da infância, glicobiologia de tumores cerebrais pediátricos, trauma e neuroncologia.

Deixe uma respostaCancelar resposta

Descubra mais sobre Dr. Ricardo Santos de Oliveira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading